Praia Grande amplia o número de equipes nas Usafas em 100%

Construções de novas unidades, ampliação e revitalização das já existentes, contratação de novos médicos, desenvolvimento dos programas de residência, aquisição de modernos equipamentos, além da capacitação dos profissionais e informatização do sistema. A Prefeitura de Praia Grande não tem medido esforços para melhorar a qualidade dos serviços prestados na área da Saúde. Neste processo, a intensificação dos investimentos na Atenção Básica, porta de entrada da rede municipal, está entre os principais destaques.

O avanço é demonstrado através dos números. Ao longo dos últimos anos a Cidade ampliou as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) que atuam nas unidades de saúde da Família (Usafas). Em 2012, eram 47, agora, em 2020, são 94, crescimento de 100%. Desta forma, Praia Grande garante cobertura total populacional no ESF. A excelente marca reforça a Cidade como referência na Região Metropolitana da Baixada Santista no setor.

A mesma evolução ocorreu com relação ao número de Usafas, com salto 64,70%. Em 2012, eram 17 equipamentos deste tipo. Após a inauguração da Usafa Princesa, em outubro de 2019, a Cidade passou a contar com 28 unidades.

Com estes investimentos a Sesap busca reduziu a quantidade de pessoas atendidas por equipe do ESF. Mais uma vez os números estão a favor. Na Usafa Ocian, por exemplo, a Cidade atingiu índices menores do que os referenciados pelo Ministério da Saúde. São 2.700 munícipes para cada equipe, quando o preconizado fica entre 3 e 4 mil pessoas.

“Praia Grande investe mais na Saúde do que é preconizado pela lei federal. Ainda temos muito que avançar e seguiremos trabalhando para aumentar a qualidade dos serviços prestados”, disse o secretário de Saúde Pública da Cidade, Cleber Suckow Nogueira.

Academias da Saúde – Atualmente, Praia Grande conta com 9 Academias da Saúde e que estão em áreas anexas as Usafas. Esses equipamentos também compõe a estrutura da Atenção Básica. São elas: São Jorge, Antártica, Samambaia, Aloha, Santa Marina, Maracanã, Esmerada II, Melvi, além da Ocian. Mais de 700 munícipes participam gratuitamente das atividades físicas, palestras e trabalhos em grupo nesses espaços. Todas as ações são desenvolvidas por um educador físico e coordenadas pelo Núcleo Ampliado da Saúde da Família na Atenção Básica (Nasf-AB).

As unidades funcionam também como polos voltados ao debate, divulgação e difusão de informações de temas relevantes para a sociedade, inclusive voltadas a campanhas como de combate contra dengue. Grupos de dança e teatro foram criados em algumas Academias a atraem cada vez mais alunos.

Nasf-AB – Além deste trabalho com as Academias da Saúde, o Nasf-AB, dentro de sua estrutura de serviços prestados, se destaca na prevenção à saúde, além de agilizar os atendimentos. A equipe conta com profissionais nas seguintes áreas: pediatria, ginecologia, psicologia, fisioterapia, educação física, assistência social e nutrição.

Atenção Básica – O setor é considerado porta de entrada do sistema responsável por atendimentos primários que evitam procedimentos de urgência, emergência e hospitalares através de acompanhamento médico com consultas.

Investimento – Nos últimos anos o Município superou a média mínima de investimentos para o setor de 15% do orçamento local estipulada pela emenda constitucional nº 29/2000. Em 2019, por exemplo, a Cidade alcançou 22%. Esse ano a tendência é atingir o mesmo patamar. A manutenção do grau de investimento na Saúde é fruto de um planejamento e readequação de gastos feitos pela Administração Municipal nos últimos anos.

Fonte: Prefeitura de Praia Grande

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s